Sem categoria

[Portugal] Lagos – Algarve

Algarve  e  Lagos sem carro

Lagos Algarve

A região do Algarve se encontra no extremo sul de Portugal e é banhada pelo Oceano Atlântico. Apesar de situado junto ao Atlântico, tem clima temperado de características mediterrânicas, ou seja, média de chuvas baixa durante o ano e muitas horas de sol.

O Algarve tem metade do seu território composto por serras, sendo destaque a Serra de Espinhaço de Cão, a Serra de Monchique (onde se localiza o ponto que tem a maior altitude do Algarve: 900 metros) e a serra do Caldeirão ou Mú.
 
Entretanto, é o litoral que concentra a maior parte da atividade econômica regional e que atrai mais o turismo.

 

A capital da região é a cidade de Faro e além dela há mais 15 concelhos: Alcoutim, Aljezur, Albufeira, Castro Marim, Loulé, Lagos, Lagoa, Monchique, Olhão, Portimão, São Brás de Alportel, Silves, Tavira, Vila do Bispo e Vila Real de Santo António.
 
Nós ficamos em Lagos, pois li alguns comentários que Faro é bem mais agitado à noite. 

Muitas pessoas nos perguntaram meio atônitos, inclusive um português, o que vão fazer em Lagos? Lá só tem praia. Outros nos falaram que lugar de buscar praias bonitas é no Caribe, Austrália e Brasil. Achamos engraçado essas observações, pois acreditamos que todo lugar do mundo tem coisas especiais se você souber olhar.

Achamos a região muito bonita, especialmente, devido às falésias e ao fato de você chegar em muitas praias em um ponto mais alto, podendo avistá-las de cima. 

Como chegar ao Algarve sem carro


Portugal é um país muito bom para se conhecer de carro, mas é possível pegar um ônibus ou trem em Lisboa. 

O trem, ou melhor, o comboio partindo de Lisboa, é mais rápido que o ônibus e pode sair um pouco mais caro (cerca de 24€ na segunda classe). Faça sua pesquisa no site: comboios de Portugal

O ônibus é da EVA e da Rede Expresso e a viagem dura cerca de 4 horas. A passagem, pela pesquisa realizada em dez/2016, estava 20€, tendo preços diferenciados para estudantes e idosos.

A Rede Expressos atende todo a região do Algarve e você pode comprar sua passagem com antecedência aqui.

Uma opção muito boa, se você quer  rodar a região, é comprar o passe da EVA: olhe aqui que o negócio vale a pena! 

Quando chegamos na rodoviária de Lagos, não vimos nenhum taxi para nos levar ao hotel. Se isso acontecer, é só esperar um pouco ou seguir para a avenida principal até encontrar um ponto de táxi que fica um pouco mais a frente.


Para quem prefere ir de avião, existe um aeroporto em Faro.

 

Como se deslocar em Lagos


Se caminhar não for problema, dá para fazer muita coisa caminhando. Há como cortar caminho, através de algumas escadas entre as ruas. Caso não queira caminhar, há opções de transporte público que é bem organizado. O nosso hotel nos passou um quadro com as linhas e horários. Os outros hotéis também devem fazer o mesmo. 

De qualquer forma, neste site você encontra as linhas e horários dos ônibus. A passagem você pode comprar o bilhete de um dia para ir e voltar (3,60) ou o de 1,2 ou 1,6 (que é válido somente para 1h caso queira fazer o percurso só uma vez). Provavelmente, você vai utilizar a linha 2 (onda azul) para ir na Dona Ana, Pontal da Piedade e Porto Mós.

Onde ficar em Lagos

 
Nós ficamos hospedamos no Sollagos. A localização é muito boa, com comércio e praias por perto. É todo branco, lembrando alguns lugares na Grécia. Tinha um bom custo x benefício e o atendimento foi ótimo. Achamos o apartamento amplo e confortável, com uma cozinha que tinha tudo que precisávamos e uma varandinha que combinava muito com uma cerveja Sagres no fim do dia. O problema era o encanamento do banheiro que precisa de reforma. A maresia parece enferrujar os canos e faz com que a  primeira água do dia saia escura. Depois passa. Já os meus familiares que ficaram no outro quarto, passaram aperto com o banheiro. Relataram, além da água que no início saia com de ferrugem, mal cheiro no banheiro. Reclamaram e pediram para mudar de quarto, mas não deu certo. Uma pena.

Há também camping como o camping trindade, o turiscampo

O ideal é ficar entre a Marina e o Sollagos. Quanto mais próximo da Marina, mais perto dos bares e agito.

O que fazer no Algarve e em Lagos

Na página Turismo Algarve tem dicas ótimas:

  1. Para quem curte trekking. O Algarve tem várias opções. Confira este material http://www.visitalgarve.pt/pressroom.file.php?fileID=26&file=guia_de_percursos_pedestres_pt_web.pdf
  2.  Guia mensal com os eventos da região do Algarve. Muito bom! Para quem preferir, é só baixar o aplicativo: app algarve eventos.
  3. Há também um guia com da comida típica da região. Inclusive os percebes!

Lagos conta com três campos de golfe: 

  1. http://www.espiche-golf.com/
  2. http://www.boavistaresort.pt/western-algarve-s-premier-resorts
  3. http://www.palmaresgolf.com/
O centro de Lagos por si só é muito agradável. Muitos bares com as mesas nas ruas para você sentar e experimentar os vários tipos de sangria (experimente com espumante!).
Orla da Marina e seu vai-vem
Onde fica a Marina acontece uma feirinha onde você pode comprar suas lembrancinhas. É por lá que você também verá a réplica da caravela Boa esperança.
Algarve está ligado ao nome do infante Don Henrique, importante navegador do início do século das “descobertas”. Foi do Algarve que partiram as primeiras caravelas. A de Boa Esperança é uma réplica das caravelas do século XV, mas acrescentou-se mais conforto e segurança a ela. É possível subir a bordo para conhecer.
Réplica da Caravela Boa Esperança
O Castelo dos Governadores chama a atenção de quem passa:

 

 

A região do Algarve é repleta de golfinhos e você pode comprar o passeio com a Sealife,  Days of adventure, dentre outras. Essas agências oferecem outros esportes aquáticos como canoagem etc.
Para quem gosta de arborismo e paintball tem o Luso Aventura. Também há um zoológico e o Museu de cera dos Descobrimentos. Esses passeios não fizemos, se você já foi, deixe um comentário contando pra gente da sua experiência!

As praias de Lagos

Mesmo com tantas outras atrações, a atenção de quem vai à região vai para as praias:

As praias da Batata, dos Estudantes, Pinhão, Dona Ana, Camilo são pequenas e belas. Todas próximas uma das outras. A praia de Dona Ana é a mais famosa de todas  e considerada por muitos a mais bonita de Portugal. Nós, infelizmente, só tivemos uma vista parcial dela, pois, quando fomos, ela estava interditada.

Praia da Batata

 

Túnel feito na falésia para passar de uma praia a outra

Ponta da piedade: acesso por ônibus, barco ou caminhando. Há um Farol e uma vista incrível do oceano.

Vista da Ponta da Piedade

 

Ponta da Piedade

Para praias com longas faixas de areia sem falésias, vá a Meia Praia e Praia de Porto Mós.

Porto Mós

Já as Praia dos Pinheiros, Praia Grande, Barranco do Martinho e Canavial são pequenas e de difícil acesso.

 
O Vale da Lama é praticamente a última praia antes da próxima cidade, Portimão.
 
Para terminar, desafiamos vocês a experimentar um marisco típico de Portugal que parece ser da época dos dinossauros: o percebes ou perceves. Gosto peculiar, forte, bem salgadinho lembrando o local de onde vem. Gostamos muito! Quanto maior e mais gorducho melhor! Os percebes são muito valorizados devido ao seu sabor e também pelo risco que envolve a sua colheita. Muitos falecem tentando apanhá-los da parte mais profunda das rochas enquanto as ondas estouram com bravura.
 
Esperamos que tenham gostado e até sempre,

Fefê e Gabes

 
 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s