Vem pra Minas

[Minas Gerais] Belo Horizonte – Mercado Central

Mercado Municipal BH

O Mercado Central de Belo Horizonte é uma mistura de cheiros, cores e sabores mineiros. Lugar imperdível de Belô!

 

O melhor da cultura de Minas está aqui: tem artesanato de todo o estado, frutas, tabaco, doces, cachaça, vários tipos de pimenta…

 

 

Tabaco. É feio, né?!

 

Tem uma infinidade de temperos e queijos, torresmo, ervas medicinais, animais (essa parte já não tenho orgulho), diversos tipos de sementes, feijão, fubá. Tem descartáveis e suplementos alimentares, caneca e bule. Limonada, melancia e abacaxi geladinhos! Claro que não poderia faltar botecos e restaurantes.

 

“Chazim” pra tudo quanto é coisa!

 

 

 

 

Ir ao Mercado Central é uma experiência autenticamente mineira e, claro, não pode ficar de fora do seu roteiro em BH. É aqui que está um programa muito típico dos belo-horizontinos: comer fígado acebolado com jiló em pé no galpão do boteco com uma cerveja trincando.

Foto do http://www.conhecaminas.com/2016/07/receita-de-figado-com-jilo-do-mercado.html

Ou, então, beliscar um abacaxi ou melancia geladinha para depois se deliciar com uma empada de jiló, carne moída e bacon do Ponto da Empada.

 

Sempre que conhecemos uma cidade nova, buscamos ir até o mercado da cidade. É uma ótima forma de entrar em contato com a cultura do local. Até hoje não encontrei um mercado que supere, em termos de conteúdo e valorização dos produtos regionais, o de Belo Horizonte.
Andar no mercado é uma aventura de se perder e se encontrar. Sua planta é quadrada, mas os corredores são estruturados em “camadas”. Veja:
Portanto, deixo uma dica, se gostar de algo, compre na hora ou pegue o cartãozinho para depois poder perguntar como voltar até o local. Você também pode contar com o aplicativo para facilitar sua vida.

 

 

 

 

Saboreie os diversos tipos de queijos, doces e de cachaças. Dos doces de leite, a marca Viçosa é uma das mais prestigiadas – vem em uma lata, geralmente não tem como degustar, mas pode comprar sem erro. Cremoso e com a quantidade ideal de açúcar. Mas, há doce de leite com nata, talhado, com coco, com frutas… Não deixe de experimentar!

O Casa Cheia é um dos restaurantes mais famosos do Mercado, mas se prepare, está, como o nome diz, sempre cheio. Há uma filial no bairro Savassi também. http://www.restaurantecasacheia.com.br/

No Ponto da Empada você tem uma diversidade de empadas que estão sempre quentinhas! A de jiló, carne e bacon e a de goiabada e queijo são típicas, mas tem outros sabores deliciosos como carne seca e requeijão e bacalhau.

 

 

 

 

Recomendo tentar encaixar o Mercado Central em algum dia da semana: restaurantes vazios e os botecos terão espaço para comer seu fígado com jiló sem a disputa por um espaço que ocorre nos fins de semana.

No site do Mercado você encontra mais informações e pode até agendar uma visita guiada: http://mercadocentral.com.br/
Até sempre,

Fefê e Gabes

 

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s